O sensor PIR (Figura 1) é um sensor de presença que monitora a aproximação através de cor (infravermelho). O módulo utilizado têm ajustes de sensibilidades através de potenciômetros na sua placa de circuito impresso (Conforme a figura abaixo).
Figura 1: sensor PIR |
Materiais utilizados
Um sensor PIR;Dois resistores de cerâmica 150Ω;
Cabos Jumpers;
Um Arduino (pode ser o Uno ou outro qualquer);
Dois leds (um azul e um vermelho);
Uma placa protoboard.
Diagrama esquemático
A Figura 2 mostra as conexões do sensor PIR quando for ligado ao Arduino. O pino da direita é o GND, o pino central é do sinal (High ou Low), e o da esquerda é VCC (5V). Na figura 3 apresento o esquema de montagem.
Figura 2: Esquema das saídas do sensor PIR |
Figura 3: Esquema montado no Fritzing |
Algoritmo utilizado
Depois de montar o esquema acima, está na hora de programar o Arduino. Utilizaremos o código abaixo. Bastar copiar na sua IDE e carregar no seu Arduino (certifique de fazer as conexões corretas antes de carregar no Arduino para evitar erros.)
Projeto FuncionadoObserve que depois de carregar no Arduino o código, o led azul acenderá. Ele aceso, significa que o sensor não está detectando movimento ao redor dele. Quando atravessamos um objeto na frente do sensor, o led azul se apagará e o led vermelho acenderá. No código, colocamos um delay (atraso) de 5 segundos para consecução da próxima leitura. Ou seja, numa aplicação particular esse tempo poderá ser alterado. Abaixo, o resultado final.
|
Postar um comentário