\ Tutorial: Usando sensor de temperatura com Arduino

Tutorial: Usando sensor de temperatura com Arduino

Foto do sensor de temperatura funcionando com o Arduino e o monitor serial

Com o sensor de temperatura TMP36 é uma maneira fácil de medir a temperatura usando um Arduino. O sensor analógico pode medir uma faixa bastante ampla de temperatura (-50 °C à 125 °C); é bastante preciso e tem um custo muito baixo, tornando-o uma escolha popular. Neste tutorial, abordaremos o básico de como conectar o TMP36 e escrever um código básico para ler a entrada analógica à qual está conectado.

Esse sensor não utiliza mercúrio, nem álcool ou um tira bimetálica para medir a temperatura. Ele mede a temperatura através da tensão (os Volts) a qual é submetido devido ao aquecimento (calor recebido). Amplificando com precisão a mudança de tensão, é possível gerar um sinal analógico diretamente proporcional à temperatura. Essencialmente, é assim que a temperatura é medida. Vamos então ao projeto!

Foto do sensor de temperatura modelo TMP36 usado no Arduino.
Figura 1: Sensor TMP36.


Materiais utilizados


1 Arduino;
1 Protoboard;
Jumpers;
1 sensor de temperatura;

Ligações:

Fizemos as ligações conforme a Figura 1. O terminal da esquerda ligamos no pino +5V. O terminal central ligamos a porta analógica A0 do Arduino e o terminal da direita ao GND.

Esquema de ligação

Foto do esquema de ligação no fritzing do sensor de temperatura modelo TMP36 usado no Arduino
Figura 2: Esquema de ligação dos componentes.


Programado o Arduino

A entrada analógica nos fornece um valor entre 0 e 1023 - sendo 0 (sem tensão) e 1023 (com tensão de 5V). Pegamos o valor lido na entrada analógica (ValorLido), dividimos por 1024 e multiplicamos por 5 para descobrir a quantidade de Volts no sensor. Depois, multiplicamos Volts por 1000 para obter o resultado em mV(lê-se milivolts) (linha 18).

Esse sensor trabalha no intervalo de 0 a 1,75V com uma faixa de temperatura de -50°C a 125°C (uma variação de 175°C), de modo que cada 1,75V/175°C = 0,01V corresponde a 1°C, ou seja, 10mV = 1°C ou 1mV = 0,1°C. Como não estamos medindo a temperatura de 0°C até 175°C, precisamos alterar o valor de saída para que a leitura mínima de -50°C corresponda a leitura de tensão de 0V (zero volts). Fazemos isso subtraindo -50x0,01 = -0,5V da tensão de saída (-0,5V=-500mV). Assim o novo intervalo de tensão passa a ser: -0,5V à 1,25V.  Agora que temos as temperaturas (fizemos a conversão para Fahrenheit também), vamos exibi-las via monitor serial. (linhas 19 e 20).


Testando o Projeto

Testei a noite, e estava um pouco quente. Já testei em ambientes com temperaturas mais baixas (16°C) e ele registrou perfeitamente. Ao invés de exibir o resultado de temperatura no Monitor Serial, em breve, faremos aparecer na tela do LCD 16x2. Ao assistir, aproveitem para se inscrever no canal do Youtube.


Post Um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem