\ Tutorial: Utilizando um controle remoto para acender LEDS

Tutorial: Utilizando um controle remoto para acender LEDS

Foto utilizando controle remoto com Arduino para acender LEDs


Nesse 
projeto iremos utilizar um controle remoto (pode ser aquele controle antigo que você não usa mais) para acender LEDs. No próximo projeto (semana que vem), iremos utilizar a mesma ideia desse projeto, porém, agora, para acender uma lâmpada (a mesma usada nas residências). Para o desenvolvimento do nosso projeto iremos utilizar um sensor infravermelho VS1838 Figura 1 (que pode ser adquirido nas lojas de eletrônica a preço médio de 2 reais a unidade).

Foto do Sensor IR modelo VS1838 que usaremos no Arduino.
Figura 1: Sensor IR modelo VS1838

Materiais utilizados


Um sensor IR modelo VS1838;
Três resistores de cerâmica 150Ω;
Cabos Jumpers;
Um Arduino (pode ser o Uno ou outro qualquer);
Um led RGB;
Uma placa protoboard;
Um controle remoto (qualquer).

Preparando o ambiente para a utilização do sensor


A primeira coisa que faremos é o download da biblioteca IRemote e sua instalação (ela pode ser baixada aqui.). Para instalar a biblioteca, é necessário descompactar o arquivo baixado na pasta libraries da IDE do Arduino. Uma vez instalada, deveremos acessar o sketch IRrecvDemo (Figura 2).


Foto da IDE do Arduino - acessando o sketch IRrecvDemo para conseguir os códigos do botão utilizando o sensor IR modelo VS1838 com o Arduino.
Figura 2:IDE do arduino - acessando o sketch IRrecvDemo

Uma vez aberto o sketch não o execute ainda. Agora é necessário fazer a ligação do sensor IR VS1838 ao Arduino. Você deverá ligá-lo conforme o esquema abaixo (Figura 2):


Foto do esquema de ligação 1 no fritzing - Arduino ligado ao sensor VS1838.
Figura 3: Esquema de ligação 1 - Arduino ligado ao sensor VS1838.
Foto do esquema de ligação  - Arduino ligado ao sensor VS1838.
Figura 4: Esquema do circuito real (preferi ligar o sensor na protoboard)

O fio preto está ligado ao pino GND; o fio cinza está ligado ao pino 11 e o fio vermelho está ligado ao pino de 5V do Arduino. Depois de fazermos essas ligações podemos ligar o Arduino ao computador.



Descobrindo os códigos (sequencial hexadecimal) das teclas


Agora chegou o momento de escolhermos o controle remoto (da TV, do rádio do carro, do ar condicionado, etc). Realizei testes em controles de TVs de várias marcas, e, por mais incrível que pareça, todos funcionaram. Para esse projeto utilizarei o controle da TV da Samsung (32'') - Figura 5.


Figura 5: Controle remoto utilizado nesse projeto.
Figura 5: Controle remoto utilizado nesse projeto.

Certifique que as pilhas do controle remoto estejam carregadas antes de realizar o teste a seguir. Vou explicar o passo a passo agora:


1passo) Uma vez que o sketch IRrecvDemo está aberto e o Arduino ligado ao sensor e ao computador (lembra de escolher verificar a porta COM a qual está conectada Figura 6), já podemos fazer o Load, ou seja, o carregamento do código no Arduino. Depois de fazer isso, abra o Monitor Serial. Para abri-lo, clique na "lupazinha" no canto superior direito da IDE do Arduino.


Foto do verificação da porta ligada ao Arduino.
Figura 6: Verificação da porta ligada ao Arduino.

2passo) Posicione o controle remoto na frente do sensor e pressione uma das teclas. Ao pressionar, você vai verificar que uma sequência de números vai aparecer no Monitor Serial. A Figura 7 mostra essa sequência quando a tecla Vermelha é pressionada.


Foto: Ao pressionar a tecla vermelha do controle remoto aparece o sequencial.
Figura 7: Ao pressionar a tecla vermelha aparece o sequencial.

Nos vários modelos de controles que eu já testei é comum aparecer uma sequência de números, duas ou até três sequências (em até três linhas). Na maioria das vezes a primeira sequência é a que utilizaremos em nossos códigos. É necessário anotá-la para cada tecla pressionada - para não confundi é bom seguir: (i) aperta a tecla do controle; (ii) anote o código da tecla (sequencial da primeira linha); (iii) clica no botão "deleta a saida" na parte inferior da janela do Monitor Serial (isso vai limpar os códigos da tecla que foi pressionado anteriormente) (repita todos os passos  com as teclas do controle remoto que quiser controlar).

Para o nosso projeto escolhi 6 botões. Aqui seguem os botões e os códigos de cada um deles com suas funcionalidades: a tecla Vermelha (E0E036C9 - acende o led na cor vermelha); a tecla Verde (E0E028D7 - acende o  led na cor verde); a tecla Azul (E0E06897 - acende o led na cor azul); a tecla Exit (E0E0B44B - apaga o led); a tecla central OK (E0E016E9 - mistura as três cores, produz o branco), e, por último a tecla Power (E0E040BF - apaga tudo).

Até essa parte existe alguma dúvida? Se tiver, deixem nos comentários.  Tudo que foi falado até agora utilizaremos no projeto que será apresentado na próxima semana. Uma vez que você descobriu os códigos dos botões, é importante guardá-los. A seguir, montaremos o circuito principal para testarmos o nosso projeto. 


Montando o circuito principal


Na Figura 8 apresento o diagrama esquemático do nosso projeto:

Foto no fritzing do esquema do circuito 2 - usamos resistores, o led rgb e o sensor ligados ao Arduino através dos cabos.
Figura 8: Esquema do circuito 2 - usamos resistores, o led rgb e o sensor ligados ao Arduino através dos cabos.

Utilizamos nele um led especial (led RGB de Catodo comum). Ao invés de usarmos três leds, podemos misturar as cores a partir das cores: vermelho, verde e azul (padrão RGB). Abaixo um esquema de como é feita a ligação dele no Arduino (Figura 9). O fio vermelho foi ligado ao pino 7, o fio verde foi ligado ao pino 6 e o fio azul foi ligado ao pino 5. Todos esses fios passam pelos resistores antes de chegar ao led RGB. O sinal do sensor foi ligado ao pino 11. 

Foto do esquema de ligacão do LED RGB no Arduino
Figura 9: Esquema de um led RGB de Catodo.
Foto do esquema do circuito 2 - usamos resistores, o led rgb e o sensor ligados ao Arduino através dos cabos.
Figura 10: Circuito real referente ao esquema da Figura 8.

Algoritmo utilizado


Depois de montar o esquema acima Figura 8, está na hora de programar o Arduino. Utilizamos os códigos das teclas anteriormente testadas. Ao inserir o código no sketch é necessário acrescentar antes dele: "0x" (o número zero e a letra x). Assim o código da tecla Vermelha ficaria: 0xE0E036C9Utilizaremos o código abaixo. Bastar copiar na sua IDE e carregar no seu Arduino (certifique de fazer as conexões corretas antes de carregar.)





Projeto Funcionado


No vídeo exibo o funcionamento do projeto. Enquanto as teclas estão sendo acionadas, o led RGB recebe o comando do controle remoto e muda de cor. Ele é muito interessante de ser desenvolvido e o custo de sua montagem não é alto. 



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