\ Monstrinho de feltro usando acessório do LilyPad

Monstrinho de feltro usando acessório do LilyPad

O LilyPad foi projetado e desenvolvido por Leah Buechley em conjunto com a SparkFun Eletronics. É uma placa microcontroladora projetadas para wearables (vestuários) e têxteis. Ela pode ser costurada ao tecido e montada de forma semelhantes a fontes de alimentação, sensores e atuadores com linha condutora.

O LilyPad Arduino é um círculo com aproximadamente 50 mm (2 polegadas) de diâmetro. Ele pode ser alimentado através da conexão USB ou da fonte de alimentação externa. Se uma fonte de alimentação externa for usada, ele deve fornecer valores entre 2,7V e 5,5V. Para se programar o LilyPad é necessário uma placa de apoio FTDI; o LilyPad possui seis pinos de entradas analógicas, 14 pinos digitais de I/O (entradas e saídas) e, dois pinos para fornecer alimentação e terra (GND) para a placa. Além disso, o LilyPad vem com diferentes tipos de acessórios: sensor de temperatura, LEDs simples e RGB, buzzer, suporte de alimentação, etc. Eles poderão ser utilizados de acordo com os projetos que serão desenvolvidos - são minúsculos e fazem parte da série LilyPad. 

O LilyPad pode ser conectado aos seus circuitos usando fios ou linhas condutoras. A vantagem da linha é que ela permite costurar seus componentes dentro do "vestuário" ou tecido, fazendo uma ligação mais forte; a desvantagem é que a linha condutora tem uma resistência muito maior que o fio (o de cobre, por exemplo), o que significa que seus sinais serão mais fracos e, ligações precisas, como a I2C ou a SPI, poderão ser afetadas.

Nesse primeiro artigo não irei utilizar o LilyPad. Para ganharmos experiência em "costurar circuitos", irei desenvolver dois projetos (mas só irei exibir o resultado de um deles). Tentaremos controlar os LEDs em um circuito têxtil enquanto criamos duas criaturas de pelúcias. Os projetos foram inspirados em Kookye. -  um kit para montagem de alguns projetos usando o LilyPad e o seus acessórios.

Planejamento do projeto

Pedi a minha sobrinha para que desenhasse dois monstrinhos. A ideia seria montá-los usando feltros, e animá-los usando alguns componentes da linha LilyPad. Ela desenhou alguns, mas somente dois foram escolhidos. Poderão baixá-los e imprimi-los ou podem criar seus próprios monstrinhos para seus projetos.


Figura 1: Monstrinho 1.

Figura 2: Monstrinho 2.

Ambos os modelos poderão ser baixados aqui: Modelo 1 e Modelo 2.

Materiais utilizados

Feltros de cores variadas (para a decoração);
Tecido em lona;
3 LEDs LilyPad (verdes);
1 Suporte de bateria LilyPad (tipo moeda);
1 botão deslizante Lilypad;
Linha condutora (cerca de 1,5m);
Linha de costura e agulha.

Montando o projeto

Esquema para os cortes utilizando os feltros e LiLyPad
Figura 3: Esquema para os cortes utilizando os feltros.

A primeira parte consiste em cortar os feltros de acordo com o esquema acima. As partes são bem pequenas e exigirá um pouco de destreza com a tesoura. Utilizei as lonas de algodão nas mãos, nos pés e na cabeça do monstrinho - isso tornará essas partes mais rígidas (costurados à linha). Os olhos foram colados ao corpo (a rodela mais externa é branca; a central é amarela e onde será fixado o LED é preta). Depois, partimos para a montagem do circuito.  

Figura 4: Esquema do circuito com os componentes LilyPad.

Disponha as peças de feltros de acordo com o diagrama acima. Certifique-se de verificar a orientação dos LEDs do LilyPad antes de costurá-los. Os LEDs são polarizados, por isso, é preciso ter cuidado quando for montar o circuito. O mesmo cuidado deve ter com o suporte da bateria. Quando o projeto do circuito estiver finalizado, use um pouco de cola na parte de trás de cada componente para prendê-los ao feltro. Este projeto têm muitos pontos. Se você quiser escondê-los, use uma camada de feltro ou enfeites sobre a linha depois de terminar o circuito.

Esquemas do projeto montado

Abaixo apresento o esquema do projeto desenvolvido. 




Abaixo um vídeo do projeto. Em breve, irei fazer uso do arduino LilyPad e irei postar aqui. Abraços.



Post Um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem