\ Arduino

Instalando e Configurando a IDE do Arduino


O site oficial do Arduino é o http://arduino.cc. A IDE (O ambiente de desenvolvimento), ou seja, o aplicativo onde iremos desenvolver os códigos poderá ser baixado nesse site. Aliás, esses códigos são comumentes chamados de sketchs. Nesse post mostrarei como baixar, instalar e preparar seu computador para desenvolver seus projetos.

Figura 1: Logo do Arduino - clica em cima para acessar a página Oficial.

Download e Instalação 

Para acessar a página de download clique na imagem acima ou clique aqui. Verifique qual sistema operacional você utiliza e baixe de acordo com sua configuração (Existem versões para MAC, Windows ou Linux). 

Figura 2: Irei baixar a versão para windows como exemplo.

Ao clicar, você será encaminhado a uma nova página - nela, é possível fazer uma doação para os colaboradores. Caso não queira, basta clicar em JUST DOWNLOAD (Algumas vezes, é possível que abra o Central de Aplicativos do Windows, existe a possibilidade de se fazer o download por lá.)

Na Figura 2, acima do texto destacado, temos a opção de baixar o instalador direto (opção 1)  ou os arquivos zipados (opção 2). Na opção um basta instalar o arquivo executável .exe; na opção dois basta descompactar em qualquer lugar do seu computador.

A pasta Arduino e suas subpastas é onde está o arquivo executável (se pesquisar Arduino.exe  o encontrará). Dentro dessa pasta há outras subpastas, tais como: drives, examples, libraries, etc. (É MUITO IMPORTANTE SABER ONDE ESTÃO LOCALIZADOS ESSES ARQUIVOS.)


Drives do Arduino e Portas


Figura 3: Arduino UNO R3 acompanhado de um cabo de impressora.

É muito comum conectar o Arduino no computador através do cabo USB (o Arduino UNO R3 utiliza o de impressora) e acontecer da IDE não reconhecê-lo. Têm pessoas que se desanimam quando isso acontece e desistem do Arduino. Por favor, não faça isso!

Quando instalamos a IDE do Arduino ele faz o download automaticamente dos drives, porém, esses drives só "funcionam" quando utilizadas com os Arduinos Genuínos (originais). Como há muitas placas no mercado, a grande maioria de origem chinesa, é necessário a instalação do drive. Ele pode ser obtidos aqui. Basta descompactar e instalar. Pronto! Agora sua IDE vai reconhecer suas placas de Arduinos genéricas e poderá desenvolver vários projetos. Abaixo um exemplo do Arduino UNO genérico sendo reconhecido pela IDE (é importante selecionar a porta COM a qual está conectada o Arduino quando não o faz automaticamente.)

Figura 4: Mostra que a IDE a porta e o tipo de Arduino conectado a IDE. 




Post Um Comentário